Equipe desmotivada? Veja 5 dicas para melhorar o desempenho de seus colaboradores e ter uma operação mais eficaz em sua empresa

Um dos pontos mais complicados para qualquer dono de empresa ou gestor é manter a equipe motivada, pois diversos fatores podem influenciar positiva ou negativamente sua equipe no dia-a-dia. Uma equipe desmotivada pode fazer o rendimento de seus funcionários cair, piorar a lucratividade, trazer uma alta taxa de rotatividade, entre outros problemas.

 

Veja abaixo 5 dicas simples que podem melhorar a motivação de sua equipe e tornar sua empresa um ambiente agradável para todos.

 

1 – Seja transparente

Seus colaboradores são parte importante de sua empresa, pois sem eles é impossível entregar aquilo que você vende de forma satisfatória, seja sua empresa de produtos ou serviços.

Trabalhar com transparência, não passar expectativas falsas, ter um plano de carreira, ter metas claras e realistas, e demonstrar aquilo que você espera de sua equipe são um fator chave para motivar seus funcionários no dia-a-dia

 

2 – Seja um líder, não um chefe

Os tempos mudaram. Empresas com chefes, aqueles que apenas cobram seus funcionários e não os integram efetivamente na tomada de decisões e não dão abertura para o diálogo estão fadados ao fracasso nos dias de hoje.

Seja compreensivo, escute a seus funcionários, leve em consideração as opiniões e dê uma certa autonomia, estimulando a criatividade e a tomada de decisões. Pode parecer arriscado, mas um colaborador que enxerga seu papel nos resultados da empresa tende a trabalhar mais feliz e com maior empenho.

 

3 – A equipe é um time. Portanto, não cobre individualmente

Uma empresa é feita de seres humanos, e os seres humanos são passíveis de erro.

Um bom gestor de empresa deve saber avaliar os erros cometidos pela sua equipe e até que ponto uma situação foi criada por uma negligência e falta de empenho, ou por dificuldades e erros pontuais.

Após essa avaliação, para manter o empenho e não desmotivar a todos com uma bronca, chame a todos e de um recado coletivo, apontando o problema que ocorreu e quais os pontos devem ser corrigidos para aquilo não voltar a acontecer. Isso trará motivação para melhora, pois,

 

4 – Detecte os “Vampiros” de sua empresa

Dentro de uma empresa, nem todos precisam ser melhores amigos, porém um ambiente harmonioso é um dos pontos chave para manter a motivação de seus colaboradores.

Por vezes, existem pessoas que sugam a energia de todos, seja por arrumar brigas, atrapalhar o trabalho dos outros, fazer piadas fora de hora e que podem ofender os outros.

O gestor da empresa tem a obrigação de detectar essas pessoas e tomar as medidas vabíveis para evitar que uma só pessoa crie um ambiente improdutivo e que as pessoas não sintam prazer de estar.

Acredite, apenas uma pessoa pode atrapalhar toda uma empresa

 

5 – Saiba recompensar sempre metas atingidas, prazos cumpridos e projetos finalizados

Toda empresa deve trabalhar com metas para suas equipes, e recompensar as metas alcançadas deve ser uma prática fixa dentro dela, para aumentar a produtividade e a motivação.

Defina metas a longo prazo e e prêmios condizentes ao atingimento delas, como participação nos lucros da empresa ou bonificação com dinheiro, além de prêmios como folgas, viagens e objetos de consumo. Faça uma pesquisa e veja o que seus funcionários almejam.

Mas, além disso, nas questões do dia-a-dia, ao final de projetos de alta complexidade, vendas muito grandes e afins, pague um almoço ou happy hour para sua equipe, premie com um fim de semana numa pousada em alguma cidade próxima, ou qualquer outra coisa de baixo custo. Essas pequenas ações podem ser o diferencial para uma equipe motivada e feliz!

 

Com essas pequenas dicas, você pode melhorar a motivação de sua equipe, aumentar a produtividade e a retenção de funcionários.

 

Fique ligado em nosso blog e confira dicas valiosas para ajudar sua empresa a ser sempre mais lucrativa e valiosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *