Os 4 tipos de empreendedores e por que você precisa ser cada um deles

Se você quiser crescer e dimensionar o seu negócio para o próximo ano, é necessário ter todas estas quatro personalidades empreendedoras. O problema é que isso é difícil, afinal você é apenas uma pessoa só com uma única personalidade.

Mas se quiser montar um negócio de sucesso, há diversos traços que você deve possuir e, na essência, quatro “chapéus” a serem vestidos. Pessoas geralmente têm um ou dois mas se esforçam para adotar todos os quatro.

Se tornar essas quatro personalidades pode não vir de uma vez para você, mas seu futuro de sucesso pode depender disso porque aqueles que consegue são os que terão um negócio que impactará o mundo.

1- empreendedor

No começo, a maioria de nós são empreendedores que se animam, criam ideias, se mexem a velocidades absurdas, quebram e consertam coisas. É até divertido porque você literalmente monta coisas do nada.

Você sempre precisará desta personalidade, que é a que te faz inovar e certificar de que o seu próximo projeto é o melhor até agora. Mas caso quiser vestir esse “chapéu” empreendedor durante todo o processo terá um problema, afinal suas finanças, operações e serviços de cliente não necessitam de um empreendedor. Essas áreas precisarão de versões diferentes de você.

2- Investidor

Como um investidor, você deve olhar para as finanças, projeções e entender aonde a empresa está agora e como estará no futuro a curto, médio e longo prazo.

Você precisa entender seu fluxo de caixa e eliminar decisões feitas pelo emocional, assim é possível fazer a escolha “certa” que ajudarão a crescer seu negócio sempre. Como um empreendedor, tudo é uma confusão. É maníaco e caótico, e isso é bom até certo ponto.

Uma hora você precisa considerar se tornar um investidor, porque não é possível chegar nos sete dígitos e além sem isso. É aí que você traz ordem para o seu negócio e estabelece as bases para o crescimento exponencial, que permite a incorporação da próxima personalidade empreendedora…

3- Dono de empresa

Quando se transita para se tornar um dono de empresa você cria os processos, sistemas e operações para que seu negócio flua sem você.

Até esse ponto o negócio ainda é você. Tudo acontece ao seu redor e você está envolvido em cada parte. Nessa fase, a maioria dos empreendedores desenvolvem uma mistura de emoções porque gostam da ideia de crescer o negócio e ganhar liberdade e tempo, mas ainda não se adaptam com a ideia de se soltar.

4- CEO

Como um CEO, você é o visionário que lidera todo mundo. Não é mais necessário fazer todo o trabalho, mas tudo depende de como você gerencia o que todos fazem. O problema é, liderança não vem naturalmente para a maioria das pessoas.

Quando você cria um negócio do nada, nunca vai ser com a visão de liderar um império. É você e uma equipe pequena que sai para batalhar todo dia, mas é preciso alcançar um ponto quando esse não for mais o caso, porque poucos negócios chegam aos sete dígitos por empurrões e decisões precipitadas.

Agora leve em conta todas essas quatro personalidades empreendedoras. Quais delas você já é? E o que precisa para adotar as outras restantes?

 

Fonte: https://www.entrepreneur.com/article/309594

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *